sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Cristais d'água

Olá!
Primeiro post como coloborador desse ilustríssimo blog.
Não escreverei muito, mas quem sabe seja suficiente.

Força do pensamento.
Tomada com ceticismo pela mairoria da comunidade científica, as relações entre pensamento/sentimento com o mundo físico começam a ser entendidas. Um pequeno passo tomado mas que, quem sabe, talvez nos leve a uma nova visão de universo.

As esperiências:
http://www.quatrocantos.com/LENDAS/132_mensagem_agua.htm
http://www.radioclubecampobelo.com.br/webmaster/cristais_de_agua.htm

Uma entre infinitas oposiçoes:
http://espirito.com.br/portal/artigos/diversos/ciencia/mensagem-dos-cristais.html

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Johrei.

http://www.pucsp.br/rever/rv4_2002/t_clarke.htm

Um estudo socio/antropológico sobre a IMM que me pareceu particularmente interessante.

http://findarticles.com/p/articles/mi_qa4087/is_200310/ai_n9333801
(esse artigo é fenomenal...)

Mood changes after self-hypnosis and Johrei prior to exams
American Journal of Clinical Hypnosis, Oct 2003 by Hammond, D Corydon

Laidlaw, T. M., Naito, A., Dwivedi, P., Enzor, N. A., Brincat, C. E., & Gruzelier, J. H. (2003). Mood changes after self-hypnosis and Johrei prior to exams. Contemporary Hypnosis, 20(1), 25-40. Prior to examinations, 48 college students were randomly assigned to either 4 weeks of training in self-hypnosis, to a control procedure shown to produce self-reported relaxation and consisting of EEG biofeedback with false feedback, or to Johrei, a Japanese method for enhancing well being.

Subjects were evaluated with mood scales, EEG and immune parameters at 3 times: prior to training, after the month of training, and again in 2-3 months. The outcomes on the mood measures are reported in this article. All subjects reported an increase in negative mood with exams, particularly an increase in tension, but both self-hypnosis and Johrei buffered the effects of examination stress relative to the control group on depression, confusion, and loss of vigor. These findings were extended with Johrei subjects to include self-rated anxiety, depression and anger, while self-hypnosis had advantages over Johrei on diary reports of mood post-training. The advantages immediately after training for self-hypnosis and Johrei over the control relaxation procedure were to a large extent sustained at follow-up, by which time home practice had reduced. Advantages were found to be unrelated to expectations about outcome prior to training although beliefs after training were related to absorption abilities. Johrei appeared to be a promising procedure for maintaining equilibrium of mood in the face of stressful circumstances, despite the skepticism of some subjects.
Address for reprints: Dr. T. M. Laidlaw, Dept. of Cognitive Neuroscience and Behaviour, Imperial College London, St. Dunstan's Road, London, W6 8RF, United Kingdom.

Copyright American Society of Clinical Hypnosis Oct 2003Provided by ProQuest Information and Learning Company. All rights Reserved

E... Depois de tanto procurar, consegui encontrar, pelo menos um artigo resumido sobre a pesquisa feita no UK sobre o Johrei.
Procurando e procurando acabei achando.
Mas vou continuar na procura: deve ter existido um resultado mais elaborado das pesquisas. Não pode ter sido tão resumido desse jeito. Quem saiba eu ache, quem saiba, não...

P.S.: Não vou traduzir o artigo por enquanto... Ah não ser a conclusão: Johrei appeared to be a promising procedure for maintaining equilibrium of mood in the face of stressful circumstances, despite the skepticism of some subjects/ Johrei pareceu ser um precdimento promissor para manutenção do equilíbro de humor encarando as cisrcuntâncias estressantes, apesar do ceticismo de algumas matérias.

P.P.S.: Há cada coisa que aparece na internet sobre o Johrei: é impossível encontrar algo isento de opiniões tanto pra bem, tanto pra mal. Cientificamente falando isso é péssimo: pois Johrei já foi estudado e é aceito inclusive pelo U.K e pelo F.D.A nos U.S.A como métodos válidos em auxílio ao tratamento médico.

P.P.P.S.: Copiei o copy right deles afim de garantir os direito autorais. Os quais serão nulos em termo financeiros, pois faço essa busca sem fins lucrativos.

P.P.P.P.S.: Há um pastor cujo nome é Natanael Rinaldi que precisa de algumas orações...

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Sobre religiões e críticas religiosas

Engraçado como é fácil dizer que determinada coisa é proibida de acordo com um ou outro livro. Isso é facílimo. Se pegarmos qualquer livro de qualquer religião, veremos que há uma lista enorme de proibições e coisas desse tipo. Claro que isso é prejudicial: limita-se a capacidade humana de errar e de aprender com seus próprios erros. As pessoas, tolhidas em nome de alguma divindade acabam se tornando facilmente pastoreáveis. Não que isto seja ruim - há um ditado oriental que diz mais ou menos: "Ga, bom ter mas não usar" e é complementado: "em primeiro lugar a docilidade". Ou seja, a sabedoria popular oriental recomenda que sejamos dóceis pra enfrentar as coisas da vida. Assim, aceitando e até mesmo agradecendo as coisas tanto ruins como boas é que poderemos crescer.

Mas o problema inicial é quando docilidade é confundida com inércia. Ou seja, as pessoas tem que fazer algo e não fazem - erros do Tipo II, pra quem estiver familiarizado com Gestão da Produção. Segundo a meu ver, é melhor errar porque tentou (erro do tipo I), do que errar por não ter tentado devido a quaisquer motivos. Então, as religiões restritivas e punitivas cometem o insano ato de tentar proibir o modo de agir das pessoas e provocam o erro do tipo II às pencas. E o que é pior: difamam aquele ou outro que tentam sair daquela situação extremamente desgastante na qual não se pode fazer nada, porque senão "Deus castiga" e, piorando um pouco mais, agem como se o bem e o mal em matéria humana tivessem donos absolutos - eles próprios. (Atente-se ao fato de que interpretam arbitrariamente livros que não podem ser levados ao pé da letra, pois justamente será que + ou - 30% de chineses que professam budismo, os milhões de islãos, sem falar nas trocentas milhões de pessoas que professam outras crenças estarão fadados ao inferno eterno? Eu acho que DEUS SUPREMO não faria isso...).

Há uma enormidade de sites que promovem esse tipo de ignorância. Não confiemos neles.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Propaganda interpessoal.

Devem ter caracterizado por aí os muitos tipo de propaganda e marketing existentes. Eu não tenho saco pra escrever tudo que eles escreveram: seria bem mais fácil aplicar o segredo da Net: CtrlC/ CtrlV rs

Bem, esse post é voltado pra propaganda feita entre pessoas: o chamado boca-a-boca.

Esse tipo mercadologia, de atingir o consumidor é um dos mais interessantes, um dos mais baratos e que realmente coroam a eficácia de um produto. Mas se for feito de qualquer maneira induzida, há a eminente possibilidade de se perder um cliente e levar o seu nome à lama. Pois, por exemplo, alguém ao pagar outrem afim de que indique os produtos às pessoas não é uma boa estratégia pois as pessoas podem falar bem só pra indicar o produto e ganhar a comissão, quando no fundo se sabe que aquele bem (produto/serviço) é, com a perdão do trocadilho, um mal.

o cliente que for usar, pode se sentir enganado pelo pseudo amigo que indicou aquilo, ficar irado e acabar além de cortando relações com esse amigo, também com a companhia. É triste, mas é verdadeiro. E o marketing negativo em relação a esta empresa começa a ser feito...

É isso.

Bebês já sabem distinguir quem é 'bom' de quem é 'mau'

WASHINGTON - Bebês são capazes de notar a diferença entre amiguinhos bons ou maus, e sabem quais escolher, mostra um novo estudo. Crianças de seis a dez meses exibiram importantes critérios de seleção social antes mesmo de aprender a falar, mostra trabalho do Centro de Cognição Infantil da Universidade Yale, publicado na revista Nature.

Os bebês assistiram a um boneco de madeira tentando subir uma colina, e outro boneco aparecer para ajudar ou atrapalhar o primeiro. As crianças então tiveram acesso aos bonecos, e os cientistas esperaram para ver com qual os bebês escolheriam brincar.

Praticamente todas as crianças optaram por ficar com o boneco "bonzinho". Elas também gostaram mais de brinquedos neutros - que não ajudavam e nem atrapalhavam - do que dos brinquedos "maus".

"É impressionante que bebês possam fazer isso", disse a principal autora do trabalho, a psicóloga Kiley Hamlin. "O que mostra que temos perícias sociais essenciais ocorrendo sem educação explícita".

Não houve diferenças de reação entre meninos e meninas, mas quando os pesquisadores tiraram os olhos que faziam os brinquedos parecerem seres vivos, os bebês perderam a capacidade de julgá-los, disse Hamlin.

A escolha do bom sobre o mau apóia uma escola de pensamento segundo a qual algumas capacidade sociais são inatas, e não fruto de aprendizado.

O psicólogo David Lewkowicz, que não tomou parte no estudo, disse que o trabalho é interessante, ,as que não está convencido de que o comportamento não foi aprendido de outros. "Crianças adquirem um bocado de experiência social entre o nascimento e os seis meses", ponderou.

A equipe de Yale afirma ter pesquisas preliminares que mostram tendências semelhantes em bebês de até três meses, diz Hamlin.

Situações que os bebês avaliaram durante o experimento

Reprodução

Situações que os bebês avaliaram durante o experimento

Fonte: Agência Estado. Link:http://www.estadao.com.br/vidae/not_vid83506,0.htm, autor não disponível.


Engraçado como as pessoas insistem em dizer que adolescentes só podem ser considerados responsáveis pelas suas próprias ações, ou seja, só pagam efetivamente pelos crimes que cometem quando são maiores de 18.

Veja que até bebês sabem diferenciar o que é supostamente bom e mal pra eles. Como que adolescentes, cuja a mentalidade é muito mais elaborada não podem?
De qualquer jeito, estamos aí:
Pela redução da maioridade penal;
Fim de voto e alistamento obrigatórios.

Chineses protestam contra golpe de formigas afrodisíacas

PEQUIM - Milhares de pessoas fizeram protestos no norte da China e cercaram prédios do governo exigindo ajuda para recuperar o dinheiro perdido em um golpe que prometia fortuna para quem criasse formigas, que serviriam para produzir um tônico afrodisíaco.

Policiais e a tropa de choque foram mobilizados em Shenyang, capital da província de Liaoning, para impedir que os manifestantes chegassem à sede do governo e do Partido Comunista, disseram moradores na quarta-feira.

Os investidores revoltados vêm fazendo protestos desde segunda-feira, e conflitos esporádicos com a polícia têm ocorrido, afirmaram os moradores. A província de Liaoning é uma área decadente de manufatura que busca de todas as formas atrair investimentos.

Uma testemunha contou à Reuters por telefone na quarta-feira que milhares de manifestantes haviam se reunido próximo à sede do governo da província.

Os investidores, muitos deles desempregados ou agricultores, aplicaram no grupo Yilishen, dentro de um esquema em que criavam formigas para a fabricação do afrodisíaco.

Eles tinham de pagar um depósito de 10 mil iuans (1.350 dólares) à empresa, em troca da promessa de um lucro de 3.250 iuans.

O afrodisíaco era promovido na TV pelo comediante mais conhecido do país, Zhao Benshan.

Desde outubro, porém, o grupo vem atrasando o pagamento, e os investidores começaram a temer que a empresa estivesse à beira da falência ou que tivesse tido seus bens congelados pelo governo.

Protestos de agricultores e trabalhadores decepcionados vêm aumentando na China, que sofre com a desigualdade e a corrupção.

A imprensa chinesa afirmou que o golpe arrecadou mais de 10 bilhões de iuans de centenas de milhares de moradores de Liaoning.

Fonte: Reuters, apud Agência Estado. Autor: Chris Buckley

Me limito a dizer:
1) lol
2) Quanto mais gente, maior a quantidade de erros...

Descobertas estrelas anãs com atmosfera de carbono

O aglomerado globular M4, onde o telescópio Hubble realiza buscas por estrelas anãs brancas

HST/Divulgação

O aglomerado globular M4, onde o telescópio Hubble realiza buscas por estrelas anãs brancas

SÃO PAULO - Cientistas anunciam a descoberta de pelo menos oito estrelas de um novo tipo, dotadas de atmosferas de carbono. Essas estrelas, muito mais quentes que o Sol, parecem representar uma nova modalidade de anã branca e são descritas na edição desta semana da revista Nature.

Anãs brancas são as "cinzas" que restam quando uma estrela do tamanho do Sol, ou até dez vezes maior, termina de consumir o combustível da fusão nuclear que a mantém viva e expele suas camadas mais exteriores. Astrônomos acreditam que o Sol entrará nessa fase dentro de bilhões de anos.

As anãs brancas recém-descobertas, com atmosfera de carbono, no entanto, parecem ter se originado de astros muito maiores, com de oito a dez massas solares.

Segundo o principal autor do artigo que descreve a descoberta, Patrick Dufour, da Universidade do Arizona (EUA), as novas anãs brancas podem ser o resultado final da evolução de estrelas que, embora já tenham massas muito grandes, ainda não são capazes de cruzar o limite final para explodirem como supernovas.

"Elas poderão nos ensinar muito sobre como estrelas evoluem e morrem", diz Dufour. "O que acontece exatamente quando morrem, e os detalhes de como se livram do hidrogênio e do hélio, ainda são fatores desconhecidos".

Estrelas são alimentadas pela fusão de átomos em seu interior. Começam fundindo o tipo mais leve - hidrogênio - processo que cria átomos de hélio. Com o tempo, átomos cada vez mais pesados são produzidos e passam a tomar parte na fusão, o que dá origem a tipos mais pesados ainda. No caso das anãs brancas comuns, o que resta, após o fim da fusão, é um núcleo envolto numa atmosfera fina de hidrogênio e hélio.

"Não sabemos a composição exata do núcleo" das estrelas com atmosfera de carbono, afirma o cientista. "Se estivermos certos e essas estrelas realmente vierem da evolução de estrelas de grande massa, o núcleo pode ser feito de oxigênio, magnésio e neônio, em vez de carbono e oxigênio, como na maioria das anãs". O núcleo, explica Dufour, seria circundado por um manto de carbono e oxigênio, a fonte do carbono que aparece na atmosfera.

A equipe de Dufour acredita que, a uma temperatura da ordem de 24.000º C, a camada de carbono que fica imediatamente abaixo da atmosfera de hélio entra em movimento e engole o gás mais leve, que desaparece na diluição. "A estrela simplesmente começa a 'ferver' e o hélio na superfície fica misturado", diz ele.

O pesquisador explica que a atmosfera de carbono tem um papel regulador na temperatura da estrela, mediando a perda de calor do núcleo para o vácuo do espaço. "A composição externa afeta a velocidade com que a estrela esfria, e ainda estamos calculando exatamente como", diz ele. As estrelas, então, também passam por um efeito estufa provocado pelo excesso de carbono na atmosfera?

"Não no sentido estrito", afirma Dufour. "Estamos falando da superfície de uma estrela, de estrelas com superfícies quatro vezes mais quentes que o Sol!"


FONTE:Agência Estado, autor: Carlos Orsi

Cientistas encontram fóssil do maior inseto do mundo


Qua, 21 Nov, 11h20

Cientistas britânicos encontraram uma pinça fossilizada, parte de uma antiga espécie de escorpião marinho, grande o bastante para transformar a criatura no maior inseto da história. Pelos cálculos dos cientistas, esse escorpião marinho pré-histórico descoberto em uma camada de rocha datada em 390 milhões de anos teria 2,5 metros de comprimento.

A descoberta sugere que as aranhas, os insetos, os caranguejos e criaturas similares da época eram muito maiores do que se imaginava, disse Simon Braddy, um paleontólogo da Universidade de Bristol e um dos três autores do estudo.

"É uma descoberta fascinante", disse ele ontem. "Já sabíamos havia algum tempo que encontraríamos milípedes monstruosos, escorpiões gigantes, baratas colossais e libélulas enormes. Mas não havíamos percebido até agora quão enormes eram esses seres ancestrais", admitiu.

O estudo, publicado na publicação especializada Biology Letters, da Sociedade Real de Ciências, em Londres, também sugere que a espécie analisada chegou a ser, antes da extinção, maior em comprimento do que um homem médio atual.

"Esses de dois metros e meio foram os últimos dos escorpiões gigantes", disse o professor Jeorg W. Schneider, um paleontólogo da Academia de Mineração de Freiberg, no sudeste da Alemanha. Ele não participou do estudo, mas recebeu com satisfação as novas informações.

"Esses escorpiões foram dominantes por milhões de anos porque não possuíam predadores naturais. Mais tarde eles seriam comidos por peixes maiores dotados de presas", explicou.

A enorme pinça fossilizada foi encontrada há anos por Markus Poschmann, que assina o estudo junto com Braddy. O fóssil foi encontrado perto de Prum, na Alemanha, em uma área que na pré-história provavelmente foi um pântano ou um estuário. Acredita-se que a espécie extinta seja ancestral dos escorpiões modernos e possivelmente de todos os aracnídeos.


Fonte: Agência Estado, apud yahoo!

Análise do Crescenet.

Esse povo inventa cada coisa pra atrair cliente... Se alguém acompanha meu blog, verá que no artigo passado teve um comentário de Crescenet em propaganda. Veja uma pequena análise que eu fiz sobre eles, os quais pensei primeiro que fosse fraude. Mas que realmente não funciona. Não por falta de boa-fé, mas por questão matemática.

Há um servidor, como o ig, o uol e outros, que dá/tem um diferencial bem interessante a primeira vista: você ganha pra navegar. Isso parece google adsense, onde você ganha pra postar a propaganda no seu blog. Bem, de qualquer maneira, essa companhia é chamada de Crescenet e dá a você entre R$ 0,10 e R$ 0,20 por hora de navegação discada. Caso você entre pela noite, você ganhará por 5 horas navegadas, já que a primeira hora cobre a tarifa única que é cobrada desse período.

Primeira vez achei que era um golpe, mas é realmente interessante e você acaba tendo a sensação de que você está ganhando dinheiro, ainda um dinheiro honesto, pois o mesmo vem do lucro líquido da companhia.

Porém, o que eles esqueceram de contar foi que ao usar o seu computador, você gasta energia. Sim, 200 watts por hora por média e que o preço de um Kw por hora seja de R$0,50, segundo o que eu andei pesquisando na Net. E que você esteja ganhando R$ 0,10 por hora de navegação dessa companhia.

Percebe-se que em uma noite se ganhará 5horasX R$0,10 = R$ 0,50.
Enquanto se gastará 200w/hora X 6 horas = 1,2 kw X R$ 0,50 kw/hora = R$ 0,60

Ou seja, seu prejuízo será de R$ 0,10, por noite! Isso pode dar até mesmo R$ 3,00 ou R$ 4,00 a mais na conta de luz lá no final do mês. Portanto, não se iludam: você jamais pode ter lucro fácil.
Esses cálculos foram feitos pensando naquilo que é extra, ou seja, numa casa na qual as pessoas não costumem ficar pela madrugada TODA na internet; caso tenham esse costume o Crescenet só vai dar uma diluída na forma de receita dos seus gastos.

Sem falar que considerei os 200 watts* somados como sendo consumido em apenas uma hora, o que não é verdade, mas acaba dando na mesma no final dos cálculos pois a fração correspondente ao valor de 200 w/h somada no final tem um valor correspondente a como se calculássemos o total se fosse gasto em uma hora ( por desencargo de consciência, pode-se dizer que o gasto médio de uma hora de energia dum computador, equivale ao ganho médio, nessas condições)

No final das contas, você acaba ganhando dinheiro ilusoriamente, pois você está pagando de uma outra forma, sem falar nos impostos...

Teve gente que já "fez" até R$12 000, 00 num ano. Mas será que esse dinheiro compensou os gastos com energia do mesmo ano? É pra se pensar um pouco na relação custo benefício.

O Crescenet só se torna lucrativo à partir do momento em que você tem o gasto médio(200 w/h) e o ganho máximo(R$ 0,20). Suponho que seja ganho pelo uso, ou seja, você ganha os R$ 0,20 se navegar; caso o contrário, não. Então sempre haverá perda.

O gasto máximo de um computador é de 400w/h, logo se você navegar, seu computador deve atingir o gasto próximo ao máximo... Portanto, mesmo ganhando R$ 0,20 você ainda terá perda. Pode fazer os cálculos se quiser.

Só a situação ideal é que gerará receita e isso é difícil de atingir.
* Watt é a unidade de medida da "velocidade da força", tal me convenceu um amigo meu outro dia... Ou seja: Força/tempo, onde a Força é dada em Newtons (massa x acelereação x seno ou cosseno do ângulo de incidência) , e o tempo em segundos.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Células-tronco são obtidas a partir de células da pele humana

Ter, 20 Nov, 02h46


CHICAGO, EUA (AFP) - Dois grupos de cientistas conseguiram transformar células da pele humana em células-tronco, abrindo um caminho potencialmente ilimitado para a substituição de tecidos ou órgãos defeituosos, segundo dois estudos divulgados nesta terça-feira.

Esta descoberta, feita por uma equipe japonesa e uma americana, "vai mudar completamente o campo" das pesquisas, considerou James Thomson, autor do estudo americano publicado pela edição on-line da revista Science.
As células-tronco são consideradas esperança de cura para algumas das doenças mais mortais, porque podem evoluir para células de 220 tipos diferentes no corpo humano.Dois grupos de cientistas conseguiram transformar células da pele humana em células-tronco, abrindo um caminho potencialmente ilimitado para a substituição de tecidos ou órgãos defeituosos. Foto:/AFP

Mas o acesso às células-tronco embrionárias, mesmo para fins de pesquisa, é limitado em razão de considerações éticas sobre a utilização e a clonagem de embriões humanos.
Além disso, os órgãos transplantados obtidos a partir de células-tronco embrionárias podem ser rejeitados pelo paciente.




Esta nova técnica, uma vez aperfeiçoada, poderá permitir a criação de células-tronco com o código genético do paciente, eliminando assim os riscos de rejeição.
Se os cientistas tiveram acesso mais fácil às células-tronco, poderão avançar mais rapidamente nas pesquisas para o tratamento de câncer, do mal de Alzheimer, da doença de Parkinson, do diabetes, da artrite, de lesões na coluna, de queimaduras e de doenças cardíacas.


Este trabalho "é monumental por sua importância no campo da pesquisa com as células-tronco embrionárias e por seu impacto potencial sobre nossa capacidade de acelerar as aplicações desta tecnologia", comentou Deepak Srivastava, diretor do Instituto Gladstone para doenças cardiovasculares.

As duas equipes conseguiram transformar as células da pele em células-tronco inserindo quatro genes diferentes nas células por meio de um retrovírus.
A equipe japonesa, conduzida por Shinya Yamanaka da Universidade de Kioto, conseguiu criar uma linhagem de células-tronco a partir de 5.000 células. Seu estudo será apresentado no dia 30 de novembro na revista Cell.


"Esta eficácia pode parecer muito pequena, mas significa que a partir de apenas uma única amostra de 10 centímetros podemos obter múltiplas linhagens de células-tronco pluripotentes (induced pluripotent stem cells, iPS)", explicou.
A equipe americana de James Thomson, da Universidade do Wisconsin em Madison (norte), pioneira na obtenção de células-tronco embrionárias em 1998, conseguiu reprogramar uma célula em 10.000, mas sem recorrer a um gene conhecido por ser cancerígeno.
As duas técnicas apresentam riscos de mutação, pois as células conservam uma cópia do vírus utilizado para inserir os genes nelas.

A próxima etapa-chave, segundo o artigo da Science, será encontrar um meio de ativar os genes que permitem às células da pele se tornarem células-tronco sem a utilização de retrovírus.

"É quase inconcebível, da forma como a ciência evolui, que não consigamos chegar a um meio de obter isso", declarou à revista Science Douglas Melton, especialista na pesquisa com células-tronco da Universidade de Harvard (Massachusetts, nordeste).

"Se nós conseguirmos superar os problemas de inocuidade, poderemos utilizar as células iPS humanas nas terapias de transplante celular", disse Yamanaka, que considera entretanto

"prematuro concluir que as células iPS possam substituir as células-tronco embrionárias".
"Ainda estamos distantes da descoberta de tratamentos ou de terapias a partir de células-tronco", lembrou.
Fonte: Agência yahoo.

poema em prosa?

Nada escrito ou não. dito ou não. Cada coisa que se resolve no grito. E não se pode desafiar. Não se pode tentar mudar. Não, ninguém tem esse direito. Nem essa abstração. Poder é poder. Não se pode negar. E não se pode ter poder de libertar o grito. O grito está aqui. Pronto pra sair, mas que não quer porque não pode se libertar. Distúrbio emocional? Creio que não. Só uma passagem, uma pequena desconstrução. O sol brilha pra todos. Clichê mais real não há. E não se pode negar. A força interna está a se espalhar, sim, vou me levantar! Esperem meus inimgos, que alguma coisa os ceifará. Senão eu, o destino, aquilo que virá. Pode-se não crer. Mas ocorrerá. E eu estarei lá.

sábado, 17 de novembro de 2007

Sobre escritos e composições.

Eu ainda não cansei de rimar. Não cansei de dispor mesmo que me falte engenho às idéias, às figuras de linguagem, desde as mais doces às mais tenebrosas. Eu invento, porém, um modo: o soneto, estranho, opaco, que insiste em me importunar. O soneto da perda e da separação; soneto amargo, que enlevou o caos, que produziu um efeito tenaz em quem sequer o leu, mas que convive comigo.
"E no princípio, era o verbo" isso continua a me perseguir, pois o verbo é cruel e imparcial, flexionado de maneiras invariáveis; na negativa se torna especialmente duro e mortificante destroçando todas as outras palavras. Não ter palavras pra descrever algo é uma simples parte de como as palavras cada vez mais me assustam e assustam, como se a permuta de idéias desveladas não me fosse atraente por ser imprevisivelmente destruidora.
Em cada situação, desde a menos à mais relevante, usamos desses instrumentos astutos e, absurdamente dotados de sentido espetacularmente neutro. Mesmo que aquilo que dispomos no mundo real como referente àquela palavra escrita seja ruim, escrita no papel ou na tela, a palavra sempre é neutra: carrega consigo uma determinada vibração devido seu sentido e uso, mas a dependendo de como as dispormos elas sempre serão assustadoramente neutras, partindo como tarefa do leitor interpretá-las uma a uma.
Eis aqui onde insiro meu medo. Jamais se consegue captar com perfeição aquilo que o autor quis escrever, por melhores que tenham sido as intenções do mesmo, por mais belas que tenham sido as palavras usadas. Portanto, de que adianta interpretar algo bem escrito de maneira absolutamente equivocada? E os sonetos que me perseguem, se escrevê-los todos, de que adianta se não forem bem interpretados?
Há boas pessoas que adoram ver "chifres nas cabeças de cavalos", logo, uma palavra, mesmo que com sentido criticamente agradável ao leitor, se mal colocada pode se tornar um pesadelo. Por isso esses versos que me perseguem, teimo em não escrevê-los todos. Mesmo que me incomodem um pouco.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

S.C.

Esse mundo tá virado de cabeça pra baixo, eu sei. As pessoas têm valores invertidos ou subjetivados a tal ponto do errado de nossos pais ser completamente "normal"
pra essa geração. Eu não os critico: o meio e a situação histórica fazem as pessoas; não a raça, herança genética etc. Mas, claro, que há personalidades, pessoas que se distinguem ou não mas acabam agindo daquela determinada forma, talvez pré-moldada, talvez nova, porém isso não é resultado de gene algum. É só o modo como o cidadão reage ao seu meio externo o que varia de pessoa a pessoa.

Entretanto, retomo que sem moral e costumes uma Nação forte e desenvolvida não se cria. E se se criar durará o tempo de um "sopro" histórico, algo como entorno de 100 a 200 anos. E o motivo disso é bem simples: o povo irá se perder com as vantagens e mordomias de se ter uma vida relativamente "nobre". Sem falar que a saúde mental das pessoas pode ir pouco a pouco se deteriorando, pouco a pouco as pessoas vão se envenenando das mesmas coisas que fizeram cair impérios e países ultra-desenvolvidos: inveja, ganância, corrupção, luxúria (que acaba enfraquecendo mente e corpo), vícios em geral.

Os EUA, infelizmente pra alguns e felizmente pra outros, perderam o senso de moral há muitos anos, inclusive em artigos de mídia subterrânea, há quem aponte que a política de juros baixos combinada a guerra insana contra países do Médio Oriente, mais o envelhecimento natural da população que acabará por viver de pensões, tem dilapidado fortuna acumulada dos USA e eles em breve se tornarão um país como o nosso, ou como a Rússia pós-queda comunista (desgastada pela falta de apoio exterior).

O problema maior é que a cultura alienadora da massa estadunidense é exportada quase que diariamente pela nossa TV - claro que isso é feito de forma tão sutil que não percebemos. (Não chega a ser subliminar, é apenas sutil, ou seja, precisa-se de um pouco de atenção maior em tudo que vem pela mídia que logo se perberá.). Assim sendo, não se percebe que aquele país entre o Canadá e o México, afundará mais cedo ou mais tarde e que levará o nosso país junto, caso não prestemos bem atenção e desenvolvamos senso crítico (S.C), desenvolvendo, por fim, um conjunto de costumes sólidos e bem respeitados de Norte a Sul do país.

Resposta a S.E.

( http://alemdq.blogspot.com/2007/10/se.html )
"A coisa mais estranha é a mais normal aos olhos da pessoa mais estranha. Estranheza é normal para quem não aguda os sentidos em busca do novo. Então senso estético é absolutamente incompreensível sem o elemento subjetivo. Em termos mais claros: 'cada um, cada um; cada coisa, uma coisa'. (Tá! 'Um clichê para melhorar a comunicação', é o que eu sempre digo.)"

Vê-se então por quê nosso país é como é!
A população brasileira não é exposta a alternativas, a realidades melhores, a possibilidades! E quando é, vê como algo inalcançável: a péssima e velha mentalidade colonialista -- o que vem de fora é o que há de melhor e portanto é inalcançável para a colônia ("relé menosprezada") daqui..

Tudo é relativo, tudo é debatível, tudo tem lados, numerosos lados e perspectivas. E é por isso que sempre evito julgar qualquer coisa como boa ou ruim, afinal, tudo depende de quem vê -- se para mim algo é bom, pode não o ser para outros e vice-versa -- e tudo depende também da intenção (atitude) e do uso (objeto).

"Engraçado que todas as escolas de arte, estabeleceram padrões. E esses padrões foram muitíssimo respeitados por tempos em tempos e cada vez foram subtraídos uns dos outros. Até que chegamos ao 'modernismo' e mais pra frente 'hiper-modernismo'; no qual todos os padrões são aceitos."

Creio que a sociedade atual (junto à globalização) dá margem a linhas de pensamento e arte diversas, de maneira que as pessoas têm mais liberdade em pensar -- talvez isso seja até um efeito-mola desencadeado pela ditadura, de maneira que, quando acabou, a liberação foi excessiva; é ação-reação, você reprime e o povo reage "num pulo" -- e, assim, cada um pode escrever e criar como quer e como lhe é natural -- agora tudo é aceito e porque tem que ser -- com a globalização e a interação com tantas outras culturas e com o próprio passado, o povo (isso é, a população artística e a científica - quem tem um conhecimento considerável, tem contato com informações e não possui uma mentalidade limitada) tornou-se muito diverso. Não poderia ser de outra forma, afinal, são os artistas que definem os padrões da arte... e se o padrão é aceitar tudo, então tudo é aceito e o padrão nega a si mesmo, se anulando.

Claro que isso também fez com que realmente SÓ se sobressaiam os artistas de nome ou com poder aquisitivo ou mesmo social. E assim, tantos grandes artistas caem no desconhecimento e não conseguem uma chance justa. É o preço que se paga quando a "concorrência" aumenta -- isso porque o povo em geral não consegue apreciar mais que um punhado de artistas (e ainda assim superficialmente) e, com isso, os meios de comunicação, as redes de mídia (pra ser explícita, a GLOBO) têm que selecionar realmente um punhado, que é pra fazer com que o máximo de pessoas possível assista - e o tempo todo, senão, quando estivesse lá alguém que não chama a atenção do povo, simplesmente não assistiriam - e realmente não assistem. A TV Cultura é um exemplo óbvio.


E, com isso, vemos como a nossa sociedade pensa em contra-senso: causa a própria degredação e o próprio regresso -- e como diria a nossa mais realística bandeira: "Desordem e Regresso" (da população - e progresso incessante e geométrico da "nata" de sociedade)

Como dizem todos os experts, o que falta é a EDUCAÇÃO!


Um abraço,
yara mayer

Hello, goodbye

Hello, Goodbye
The Beatles
Composição: Lennon / McCartney

Verse 1:You say Yes, I say No
You say Stop but I Say Go, Go, Go

Chorus:Oh NoYou Say Goodbye and I Say Hello
Hello, HelloI Don't Know
Why you Say Goodbye
I Say Hello, hello hello
I don't know why you say goodbye
I say hello
Verse 2:I Say High, You Say Low
You Say Why and I Say I Don't Know
Chorus:Oh NoYou say Goodbye and I say Hello
(Hello, Goodbye, Hello, Goodbye)
Hello, Hello(Hello, Goodbye)
I Don't Know Why You Say Goodbye I say Hello
(Hello, Goodbye, Hello, Goodbye)
Hello, Hello(Hello, Goodbye)
I Don't Know
Why You Say Goodbye
I say Hello
(Hello, Goodbye)
(Why, Why, Why, Why, Why, Why Do you SayGoodbye, Goodbye, Bye , Bye , Bye ,Bye, Bye)

Chorus:Oh No
You Say Goodbye and I Say Hello
Hello, HelloI Don't Know
Why you Say Goodbye
I Say Hello, Hello, Hello
I don't know why you say goodbye
I say Hello

Verse 3:
You Say Yes (I Say Yes)
I Say No (But I May Mean No, I can Stay Till It's Time To Go)
You Say Stop
And I Say Go Go Go
Chorus:Oh No
You Say Goodbye and I Say Hello
Hello, HelloI Don't Know Why you Say Goodbye
I Say Hello, Hello, Hello
I don't know why you say goodbye
I say Hello, Hello, Hello
I don't know why you say goodbye
I Say Hello OOOO OOOO OOOO OOOO HellOOOO
Hay La, Hey Hello-a,Hay La, Hey Hello-a,Hay La, Hey Hello-a,Hay La, Hey Hello-a,Hay La, Hey Hello-a,Hay La, Hey Hello-a,Hay La, Hey Hello-a,Hay La, Hey Hello-a,

Mudei um pouco o layout dessa música; não sei se alguém que andou procurando ler aqui algo no meu blog, mas essa música é exatamente o que se encaixa na minha situação.

Prafraseando John Lennon: She says goodbye, but I say Hello... And I don´t know, why she says goodbye, and I say hello...

Too simple like this. Simples, muito simples. Agoro entendo, pelo menos, o que não entendo!

domingo, 11 de novembro de 2007

E mais um dia...

A bonança após a tempestade está vindo. A calmaria já parece ter chego e chego bem forte.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Velocidade do pensamento

As coisas correm rápido, tão rápido... E os nossos conceitos são mudados de maneira cada vez mais acelerada. Não temos tempo pra respirar e refletir como nossos antepassados faziam e nossas reflexões mais profundas estão cada vez demorando menos tempo, dando a sensação que são cada vez mais superficiais. Creio ser por isso que muitas pessoas têm a legítima impressão de que a futilidade vêm aumentando esses tempos.

Uma vez recebi de uma amiga o e-mail com esse artigo:


A inutilidade do pensamento científico


"De fato, na história da humanidade aconteceu um fenômeno importante, capital, que é o nascimento do pensamento científico e seu desenvolvimento. Esse fato é um valor intrínseco, em si mesmo, que eu realmente coloco fora do relativismo cultural. Agora, se você olha as coisas um pouco mais do alto, dirá que esse pensamento científico que respeitamos e que nos apaixona em seus progressos passo a passo, que se efetua no decorrer dos séculos, anos ou dias, é na realidade profundamente vão. Já que o que nos ensina é, ao mesmo tempo, a melhor compreender as coisas em seus detalhes e que não podemos jamais compreender na totalidade, no conjunto.

O pensamento científico, ao mesmo tempo que alimenta nossa reflexão e aumenta nossos conhecimentos, mostra a insignificância última desse conhecimento. Depende do seu ponto de vista e do nível, que é o nosso, o do homem do século XX, do mundo ocidental, o pensamento científico é algo essencial, fundamental, e devemos utilizá–lo. Porém, se nos tornamos metafísicos, diremos que de fato ele é essencial, mas ao mesmo tempo é preciso saber que não serve para nada”.


(LÉVI–STRAUSS, C. Entrevista à Bernardo Carvalho, in FOLHA DE S. PAULO, 22 de outubro de 1989).

Interessante notar como não é só pensamento científico que se segue essa mesma linha: "ser essencial e não servir pra nada". Sim, com a velocidade que corre a informação nos dias de hoje, de pouco me adianta expressar meus sentimentos aqui, pois no outro dia meu sentimento podem até já ter mudado. Porque sentimento é essencialmente inútil e é inutilmente essencial.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Finalmente eu acho que vou conseguir interagir esse blog com minha conta do google..

Ah....

Não sei realmente o que é pior:
Se esse mundo se destrói,
Ou quando se esvai aos ventos aquela sua relação.

Na falta de coisa melhor, prefiro um pensamento de Willian Shakespeare:

"Ninguém poderá jamais aperfeiçoar-se, se não tiver o mundo como mestre. A experiência se adquire na prática."

consideração 1 do dia 8/11

Engraçado como minha mente gira.
Engraçado como tudo pára.
Engraçado como eu não consigo entender como Deus está no comando de tudo... E dá-lhe meu ga a me importunar.

Engraçado como faz frio na primavera.
Engraçado como a sorte é passageira.
Engraçado quando se pensa que algo é pra vida inteira.
Engraçado quando se pensa que se pode perdê-la.
Engraçado como coisas insignificantes podem atrapalhar tudo.
Engraçado como o bem pode ser mal e o mal, bem.
Engraçado como não aceitamos.
Engraçado como é visto tudo lá fora. Engraçado como a febre faz delirar.
Engraçado como meu sangue ferve, tal óleo bruto quente que aos poucos se torna um fino licor destilado. Engraçado...
Engraçado como há mentiras por todos os lados e cada vez mais odeio essas mentiras e essa podridão.
Engraçado como se morre fácil e "viver é uma arte."

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

When I´m sick...

She just disappeared..
Just disappeared, like a big storm;
She came,
in few time,
She changed
Everything in my mind.

And when I need her,
Where is she?
Lost in my dreams?
Yeah, just lost...
Just in anyplace
And no where.

I´d like to know..
Does she have a heart?
In my mind, seem it´ll snow;
But, where is she with the sun?
She doesn´t say a word.
She plays as a sarcastic character.
And all the world is gone.
All road is past.
All happiness is lost.

It seems sometimes.
I know,
I need to be a believer.
But I´m just a worried guy.
Yeah... This is not all.

I cannot explain
She is in my mind every time...
But I´m sick now..
She seems to be gone.
And I seem to be gone.
Gone out from myself.

My miracle now is the chaos of mind.
My heaven seems to be away.
Far from me:
Miles and miles..
And I´m lost without her.
How can I go to heaven,
without her?

Consideração inoportuna.


"Se me torrar a paciência de novo, eu juro, conto tudo de uma vez só, como diria a amanda, vou descarregar toda a merda de uma vez só, e, acredite, não vai ser muito bom. Pode ser que será bom pra mim..."

Por que não fez isso antes?

Claro, será muito pedir consideração? Bem; eu acho que a gente precisa se falar pessoalmente. Não suporto meu sangue fervendo e ver coisas que não me são legais (um fato não é causa do outro. Meu sangue ferve, mas por febre!)

Mas, claro, ela não lerá isto. Ela não me considera, não mais como antes. Eu digo que a amo e a resposta:

Vá em frente

"Turn the page"

É, por mais que eu veja tudo, não consigo me desvencilhar da idéia de teste; da idéia insana que somos avaliados dia-a-dia, tal como ratos de laboratório ao serem cobaias de alguma experiência científica desprovida de razão. Tudo que acontece acaba sendo somente detalhes: cada sorriso, cada sentimento, cada coisa de bom ou ruim que se passa, tenho a legítima impressão que está sendo observada, vigiada, anotada, passada a limpo, digitalizada em formato ".doc", revista ortograficamente, editada e impressa.

Como se fôssemos ler, ou ver tudo após a nossa morte. Essas idéias me deixam ainda mais cabisbaixo. Será vergonhoso pra mim ver certos aspectos da minha personalidade, certas coisas que eu fiz. Será vergonhoso ver como eu amo Isabela e como eu não fui um bom garoto pra com ela (não a traí, mas ela quer "liberdade" e eu não consigo dar isso pra ela... Eu não sirvo nem pra me desapegar das coisas ou pessoas! sic! Como será na hora em que eu estiver no outro mundo e precisar me desapegar da forma do meu corpo? Eu tenho muito a aprender ainda!). Será vergonhoso... Muito vergonhoso. Espero, sinceramente, não ver Emma-Dayô furioso...

Bem, mas o que eu posso fazer? Acho que a única coisa certa é não olhar pra trás e tentar sorrir: os ventos de primavera, que parecem de outono, os sons dos pássaros e do meu mp4. Ah, brindemos um mundo novo...!(que eu ainda não vi)

Cadê a coragem?

Há muitas pessoas que dizem que farão, porém não fazem. A sociedade está cheia desses exemplos, em sua maioria gente comum, desprovida de capacidade pra enfrentar os problemas de forma digna: ou seja, abrindo o jogo, pedindo ajuda, propondo soluções. Há pessoas que engolem as coisas pra si e sequer dizem os reais motivos pelos quais se isolam do mundo. ( não isso não é uma indireta, estou constatando um fato!).

Esse povo me causa uma grande compaixão: "como são fracos! Tenho de ajudá-los!" - isso é o que eu penso. Mas há pessoas que são tão orgulhosas que não admitem ajuda de ninguém, que nada dizem e ainda por cima, deixam na dúvida se estão mentindo ou dizendo a verdade. E, não adianta dizer a verdade por meios virtuais, pois, como próprio nome já diz, é um meio que não corresponde a realidade sã; não corresponde a realidade dos nossos sentidos, nem a quântica. Diga a verdade, diga tudo o que tem a dizer, na minha frente; sem rodeios, sem complicações. Essa parte do meu eu ego antigo fiz questão de guardar, pois ela é útil e além disso, expressa uma grande verdade. Pois, quanto mais tempo ficarmos em banho-maria com algum problema, maior a tortura, maior a dor, e há o perigo de acabar ocorrendo conosco como ocorre com os sapos quando são aquecidos lentamente mergulhados em água... Acabam definhando. E isso, não, não é bom de jeito algum!

O certo é chegar, tomar coragem e falar tudo de uma vez; como na experiência do sapo, quando o anuro é posto na água já fervente, ele logo pula, tendo apenas uma queimadura, mas não ceifando a sua vida. O mesmo ocorre com nossos problemas. Se for exposto tudo de uma vez, eles causam apenas um arranhão; caso o contrário, nos martirizamos talvez pelo resto de nossas vidas.

Indiretas

Já digo logo de cara, pra Deus e o mundo ouvirem: ODEIO INDIRETAS! Não sei se é porque sou transparente demais, ou sou muito idiota pra entender esse tipo de mensagens que acabam sempre confundindo a mente das pessoas. Diferente de criptografia: Mensagens criptografadas são diferentes pois em criptografia, você tem uma chave e você pode entender qualquer mensagem no sentido exato em que ela foi passada. Já mensagens indiretas todos pode ler e interpretar, do modo como bem entender. Pessoas que passam mensagens indiretas são pessoas que realmente não querem que ninguém entenda, nem mesmo o destinatário, pois essas mensagens permitem múltiplas interpretações, algumas até mesmo perniciosas.

Digamos o exemplo de um casal que não se vê a algum tempo: se a moça passa mensagens indiretas ao rapaz e este não a entende muito bem, isso pode significar uma crise grande na relação. O mesmo vale pra qualquer outro tipo de relação. As pessoas devem entender e levar em conta esse tipo de mensagens, pois são perigosas - muito perigosas!


Liberdade, como te odeio e te amo- ao mesmo tempo!

É engraçado como as coisas acontecem sem nosso controle, como as pessoas são livres para fazer o que bem entenderem, como a nós sempre queríamos que as pessoas fizessem o que a queríamos. Sempre quando me vejo diante desse fato, percebo que meu pai - sábio pai! - tinha razão ao me dizer: "filho, nem tudo é como a gente quer"; hoje, posso ver que NADA é do jeito que a gente quer. Ainda mais da maneira como EU quero. Isso é impossível. Acho que é delírio de febre baixa do vírus influenza que me ataca impiedosamente (por incrível que parece, essa coisa é útil... Não me alongarei mais devido a difícil compreensão desse tema.).

É interessante como todas as coisas, lá no final, por mais caóticas que pareçam durante o processo, sempre acabam bem. Ninguém entende isso. Não mesmo. E como o bem e o mal dependem do referencial do indivíduo, as coisas se tornam ainda mais confusas. Minha mente torna a girar só ao pensar nisso. Estar cansado e fraco é pouco, por isso tenho de continuar. Mas o final que sempre esperamos quase nunca é o que realmente sai. Melhor ou pior, não sabemos; só podemos entender que é devido à liberdade íntegra de todo ser humanos vivemos num mundo imprevisível e as conseqüências disso são descritas apenas por probabilidades. Matéria, aliás, que ainda sequer cheguei a cursar.

A liberdade afasta e aproxima pessoas; livre é sinônimo de imprevisível; imprevisível é sinônimo de incerteza; incerteza puxa pra dois lados e dois lados apenas: fé ou preocupação. Fé se cremos no lado bom; preocupação, caso entendamos apenas o negativo. Se a liberdade me puxa, me clama ter fé; respondo a ela: "é difícil, muito difícil ter fé: não sabes o esforço que é ter fé, ao sentir seu sangue fervendo". Infelizmente preocupações acabam povoando minha mente. É um ponto drástico que deve ser revisto. Por enquanto, porém, contento-me com sentir laborioso e ambíguo de bem e de mal que a liberdade clama.

Ahhhh, liberdade! Como te amo e te odeio!

É.. Eu nunca escrevi sobre mim mesmo; isso, agora, não é mais verdade.

A morte das coisas sãs é a base da desnutrição da mente. Não podemos deixar a mente sem entendimento, não podemos nos deixar levar por quaisquer fúteis passatempos. Meus neurônios têm morrido em velocidade acelerada, desde que comecei a usar de determinados recursos, os quais antes odiava.

Entretanto, não sei o que anda acontecendo comigo. Meu ódio, meu amor, minhas alegrias, afinal, meus primorosos sentimentos que me revigoravam a cada dia, pra enfrentar cada luta cotidiana (sim, existe com 'c'!), têm sido desmistificados, compreendidos, analisados e destruídos um a um. Sinto que algum dia serei muito frio.

Mas a reação da minha mente e dos meus impulsos é poderosa. Cada vez que minha razão vence, um novo sentimento mais forte vem, inabalável, implacavelmente destruidor. E, enquanto isso, sinto meu sangue ferver. Talvez seja febre, talvez seja só algum rancor, ou só a puberdade. Porém, a cada alegria que eu sinto, tenho impressão que há uma tristeza. Como as marés do mar que sobem e descem.

Ultimamente as tristezas têm sido mais fundas e penetrantes; as (poucas) alegrias não têm aparecido, nem dado satisfações. Talvez seja só uma fase, talvez não. Mas, independente do que acontecer daqui pra frente eu não serei mais o mesmo. As coisas sãs parecem se esvaecer aos poucos e eu, bem fico aqui preso num mundo que não existe ainda.

Estou pronto.

Juro. Qualquer coisa que vier daqui pra frente. Liberdade não é mais aquilo que eu tanto prezo. O que me importa minha liberdade sendo que o que mais quero vai estar longe de mim. Eu sei que tenho sido pobre de espírito. Eu sei que minha mente anda confusa. Nunca senti isso antes, nem jamais gostaria de ter que passar pro isso.

Sim, eu tenho de aprender a me "resignar a minha insignificância", como alguém, há muito tempo já me disse. Não posso fazer mais nada. Estou pronto pra qualquer coisa. Sim, isso é uma indireta. Venha. Não tenho medo do que sejam suas "merdas". Eu sei que você nem vai ler isso. Se o problema não é comigo, logo não tenho com o que me preocupar? Um problema que esteja incomodando a quem mais amo, sim... Esse incomoda a mim também. Não consigo me sentir bem. Eu me aprisionei, preciso me libertar. Mas minha liberdade jamais será tão boa sem ela.

"A lea jacta est". A sorte está lançada; espero, espero - ansioso- espero e espero.

sábado, 3 de novembro de 2007

Ondas

Esse vídeo não é meu, é mais um da série que eu selecionei sobre ondas.

Esse vídeo foi retirado do youtube; copiado usando v Downloader. Não será usado para fins comerciais e não é meu. Só não me lembro quem fez ess e vídeo.

Mas, me uso do mesmo para ilustrar um fato interessante: ondas sonoras transportam energia e fazem com que cosia se movam. Nesse caso, por serem muito leves e por ter sido controlada de alguma forma as emissões de energia, logo temos os objetos podem erguidos e feitos se mover da maneira que quisermos, bastando nos utilizar apropriadamente das ondas.

Untitled

Quisera eu conseguir fazer um poema pra cada foto; pra cada raio de luz captado, um verso; pra cada forma, por menor que seja, uma vogal... Solo Sagrado... Sagrado não só pela religião, mas a sagrada beleza natural que ali se impõe de forma divina, de maneira sutil: uma das maiores manifestaçãos daquele Ser Supremo - DEUS! Espero que gostem das fotos! Essas aqui são só algumas. Não as porei no flickr, pois uso meu blog pra tudo. todo tipo de coisa mesmo.
Aqui tem ao redor de 5% do meu álbum particular.