terça-feira, 20 de novembro de 2007

Células-tronco são obtidas a partir de células da pele humana

Ter, 20 Nov, 02h46


CHICAGO, EUA (AFP) - Dois grupos de cientistas conseguiram transformar células da pele humana em células-tronco, abrindo um caminho potencialmente ilimitado para a substituição de tecidos ou órgãos defeituosos, segundo dois estudos divulgados nesta terça-feira.

Esta descoberta, feita por uma equipe japonesa e uma americana, "vai mudar completamente o campo" das pesquisas, considerou James Thomson, autor do estudo americano publicado pela edição on-line da revista Science.
As células-tronco são consideradas esperança de cura para algumas das doenças mais mortais, porque podem evoluir para células de 220 tipos diferentes no corpo humano.Dois grupos de cientistas conseguiram transformar células da pele humana em células-tronco, abrindo um caminho potencialmente ilimitado para a substituição de tecidos ou órgãos defeituosos. Foto:/AFP

Mas o acesso às células-tronco embrionárias, mesmo para fins de pesquisa, é limitado em razão de considerações éticas sobre a utilização e a clonagem de embriões humanos.
Além disso, os órgãos transplantados obtidos a partir de células-tronco embrionárias podem ser rejeitados pelo paciente.




Esta nova técnica, uma vez aperfeiçoada, poderá permitir a criação de células-tronco com o código genético do paciente, eliminando assim os riscos de rejeição.
Se os cientistas tiveram acesso mais fácil às células-tronco, poderão avançar mais rapidamente nas pesquisas para o tratamento de câncer, do mal de Alzheimer, da doença de Parkinson, do diabetes, da artrite, de lesões na coluna, de queimaduras e de doenças cardíacas.


Este trabalho "é monumental por sua importância no campo da pesquisa com as células-tronco embrionárias e por seu impacto potencial sobre nossa capacidade de acelerar as aplicações desta tecnologia", comentou Deepak Srivastava, diretor do Instituto Gladstone para doenças cardiovasculares.

As duas equipes conseguiram transformar as células da pele em células-tronco inserindo quatro genes diferentes nas células por meio de um retrovírus.
A equipe japonesa, conduzida por Shinya Yamanaka da Universidade de Kioto, conseguiu criar uma linhagem de células-tronco a partir de 5.000 células. Seu estudo será apresentado no dia 30 de novembro na revista Cell.


"Esta eficácia pode parecer muito pequena, mas significa que a partir de apenas uma única amostra de 10 centímetros podemos obter múltiplas linhagens de células-tronco pluripotentes (induced pluripotent stem cells, iPS)", explicou.
A equipe americana de James Thomson, da Universidade do Wisconsin em Madison (norte), pioneira na obtenção de células-tronco embrionárias em 1998, conseguiu reprogramar uma célula em 10.000, mas sem recorrer a um gene conhecido por ser cancerígeno.
As duas técnicas apresentam riscos de mutação, pois as células conservam uma cópia do vírus utilizado para inserir os genes nelas.

A próxima etapa-chave, segundo o artigo da Science, será encontrar um meio de ativar os genes que permitem às células da pele se tornarem células-tronco sem a utilização de retrovírus.

"É quase inconcebível, da forma como a ciência evolui, que não consigamos chegar a um meio de obter isso", declarou à revista Science Douglas Melton, especialista na pesquisa com células-tronco da Universidade de Harvard (Massachusetts, nordeste).

"Se nós conseguirmos superar os problemas de inocuidade, poderemos utilizar as células iPS humanas nas terapias de transplante celular", disse Yamanaka, que considera entretanto

"prematuro concluir que as células iPS possam substituir as células-tronco embrionárias".
"Ainda estamos distantes da descoberta de tratamentos ou de terapias a partir de células-tronco", lembrou.
Fonte: Agência yahoo.

4 comentários:

Anônimo disse...

Oi, achei seu blog pelo google está bem interessante gostei desse post. Gostaria de falar sobre o CresceNet. O CresceNet é um provedor de internet discada que remunera seus usuários pelo tempo conectado. Exatamente isso que você leu, estão pagando para você conectar. O provedor paga 20 centavos por hora de conexão discada com ligação local para mais de 2100 cidades do Brasil. O CresceNet tem um acelerador de conexão, que deixa sua conexão até 10 vezes mais rápida. Quem utiliza banda larga pode lucrar também, basta se cadastrar no CresceNet e quando for dormir conectar por discada, é possível pagar a ADSL só com o dinheiro da discada. Nos horários de minuto único o gasto com telefone é mínimo e a remuneração do CresceNet generosa. Se você quiser linkar o Cresce.Net(www.provedorcrescenet.com) no seu blog eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. If is possible add the CresceNet(www.provedorcrescenet.com) in your blogroll, I thank. Good bye friend.

Anônimo disse...

Não caiam nesse conto do vigário. Nesse golpe da crescenet.

Anônimo disse...

Golpe? O CresceNet foi o melhor sistema de capitalização da internet brasileira. Não precisa acreditar em mim, busque informações você mesmo.

Henrique, li teu comentário. Óbvio que não é vantagem conectar por discada em horário comercial. A grande vantagem é conectar pelo CresceNet em horários de minuto único, das 0:00 até as 6:00 nos dias de semana, no sábado a partir das 14:00 h e todo o domingo. Nesses horários são cobrados dois minutos de taxa (cerca de 22 centavos) e a conexão pode durar até o fim do horário reduzido. Tornando-se assim lucrativa.

Porém a maior fonte de renda do CresceNet é a sua rede de indicação, com essa rede é possível ter ganhos mensais superiores a mil reais.

Se não quiser não acredita, já vi muitos outros também não acreditarem por não terem capacidade de ir pesquisar de onde sai a bonificação, por não conheceram a Tarifa de Interconexão.

Anônimo disse...

Mesmo assim continua não compensando pois você estará gastando energia elétrica. A tarifa de energia é bem, mas bem cara.

E eles não vêm diferença entre fim de semana,feriado, horário comercial..

Tudo se resume em gasto de quilowatt/ hora.

Sinto muito, mas mesmo que venha alguma receita, continua sendo uma armadilha.

O google adsense funciona. Mas é usando publicidade. o que é bem diferente. Agora se vocês não dizem donde vêm a receita mesmo em seu site, (pelo menos eu não achei), então vocês podem ter um sério problema...