quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Cadê a coragem?

Há muitas pessoas que dizem que farão, porém não fazem. A sociedade está cheia desses exemplos, em sua maioria gente comum, desprovida de capacidade pra enfrentar os problemas de forma digna: ou seja, abrindo o jogo, pedindo ajuda, propondo soluções. Há pessoas que engolem as coisas pra si e sequer dizem os reais motivos pelos quais se isolam do mundo. ( não isso não é uma indireta, estou constatando um fato!).

Esse povo me causa uma grande compaixão: "como são fracos! Tenho de ajudá-los!" - isso é o que eu penso. Mas há pessoas que são tão orgulhosas que não admitem ajuda de ninguém, que nada dizem e ainda por cima, deixam na dúvida se estão mentindo ou dizendo a verdade. E, não adianta dizer a verdade por meios virtuais, pois, como próprio nome já diz, é um meio que não corresponde a realidade sã; não corresponde a realidade dos nossos sentidos, nem a quântica. Diga a verdade, diga tudo o que tem a dizer, na minha frente; sem rodeios, sem complicações. Essa parte do meu eu ego antigo fiz questão de guardar, pois ela é útil e além disso, expressa uma grande verdade. Pois, quanto mais tempo ficarmos em banho-maria com algum problema, maior a tortura, maior a dor, e há o perigo de acabar ocorrendo conosco como ocorre com os sapos quando são aquecidos lentamente mergulhados em água... Acabam definhando. E isso, não, não é bom de jeito algum!

O certo é chegar, tomar coragem e falar tudo de uma vez; como na experiência do sapo, quando o anuro é posto na água já fervente, ele logo pula, tendo apenas uma queimadura, mas não ceifando a sua vida. O mesmo ocorre com nossos problemas. Se for exposto tudo de uma vez, eles causam apenas um arranhão; caso o contrário, nos martirizamos talvez pelo resto de nossas vidas.

Nenhum comentário: