domingo, 3 de setembro de 2006

Mas, afinal, o que é política?

Abismado com tudo o que acontece nesse país com tanta corrupção (provavelmente de propósito para descredibilizar o governo popular do PT, não que eu seja petista, mas a tese de que meios de comunição comandados pelas oligarquias só mostram podres do governo quando este vai de contra aos seu interesses, parece-me verdadeira). fui procurar qual o significado exato e/ou filosófico do termo, que é tanto usado pelas pessoas..
O significado mais interssante que me ocorreu que tomei como verdadeiro é o de que política "é tudo aquilo que tem haver com a vida da pólis",criado por Aristótoles e onde pólis seria o eqüivalnete grego pra "cidade" ou "país". Seguindo por esta linha de racicocínio, andar de ônibus é política, fazer compras é política, estudar é polítca-- enfim, tudo é da política.
Isto me faz pensar que se os políticos penssassem assim, logo, refletiriam inúmeras vezes antes de tomar qualquer posição ou de desviar o dinheiro alheio. E se nós, todos nós como um povo, pensássemos assim, seríamos muito mais exigentes com os governantes e cuidaríamos muito mais da nossa imensa nação! Cuidadndo melhor do país, tomando o "público"
como algo que também é seu, logo teríamos um país melhor para todos, onde todos teriam oportunidades! Isto não fantástico?
Pois bem, só falta agora os políticos e, principalmente, o povo conehcerem essa teoria. Quem sabe se cada um de nós fizer a nossa parte , não teremos uma "pólis", quiçá um mundo melhor.

Um comentário:

Anônimo disse...

hm...
vc tem razão.. tb penso assim...
deveríamos por isso num e-mail, pra encaminhar pra tds as pessoas, qm sabe assim elas ñ começam a se consientizar de q quem comanda o país ñ é o presidente, os senadores, ou outros políticos, somos nós, uma vez que nós os escolhemos.
=]