sábado, 16 de setembro de 2006

Chuva

Hoje é mais um dia que chove praticamente sem parar. Parece que a chuva é , além dum fenômeno físico, um fenômeno psicológico também. Muitas pessoas parecem não gostar dela, tendo algumas que chegam a afirmar que odeiam dias chuvosos (o verbo odiar, em qualquer língua do mundo, é muito forte). Já há pessoas que adoram a chuva, torcem para que a mesma ocorra.
Não se fazer praticamente nada em dias de chuva e ficarmos voltados mais para nós mesmos, é chamada "postura introspectiva". Por estarmos introspectivos e, muitas vezes, afastados das atividades que mais gostamos ficamos um pouco chateados a princípio, mas depois nos resignamos à situação.
Contudo, estar voltado à si mesmo é bom. Faz com que possamos pensar e analisar o que de bom e mal passou, onde é neccessário mudar e, quem sabe, poder ver os fatos como eles realmente o são. Isto é o pior. Ver as coisas como realmente são, isentas de julgamentos e estereótipos, é muito complicado, porque estamos sempre taxando o que é bom e ruim tanto as pessoas como os fatos e isto nos faz perder o que de melhor temos: a capacidade de aprender.
Tudo que aprendemos vem quando estamos com a mente aberta. Podemos aprender muito se nos livrarmos das amarras das visões pré-moldadas, os símbolos pré-concebidos. Os desenhos realistas praticamente saltam de qualidade se representarmos no papel cada traço que vemos sem a interferência dos nomes. As idéias que formamos à primeira, segunda ou, até mesmo terceira vista podem atrapalhar muito o relacionamento que poderíamos ter com determinada pessoa e o que poderíamos aprender com ela.
Porém, pessoas que se alegrem muito ao terem suas atividades desportivas simples, como o ato de caminhar, por exemplo, são muito perigosas. Gostar da chuva pelos motivos certos como a limpeza do solo das cidades; a revisão mental interna que inconscientemente se faz; o aumento do nível de água nos reservatórios--chuva, abencçoada chuva! É certo, justo e necessário. Mas gostar da chuva para se privar do convívio social é um absurdo!

Um comentário:

Anônimo disse...

oii
eu gosto de chuva... o unico problema eh q ñ dá pra jogar basqt =/
de resto eh bom
tah precisando chover mesmo..
ñ conheço ngm q goste de chuva pq qr se privar do convivio social. se vc conhecer alguem, me avisa , pq essa pessoa eh desprovida de amigos.. numa dessas eu posso ajudar, non?
bjoo