quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Gerador de eletricidade?!

Num tempo ocioso que tive parei pra pensar em algum processo para gerar eletricidade, a partir de água, mas cuja água não dependesse de chuvas, ou seja, que, no prórprio reservatório houvesse o ciclo completo de águas.
Percebi que se fossem feitos dois reservatórios verticalmente paralelos, em formato de paralelepípedos, com comunicação de cinco tubos, sendo 4 onde as arestas formassem 90° e, mais um central, onde ficaria localizada pelo menos uma turbina geradora de energia; seria possível aquecer a água de um lado com um painel solar. Com o aumento da temperatura, o líquido se expandiria e fazendo girar a turbina, gerando eletricidade. (Quanto maior a temperatura, maior a expansão do líquido) Haveria um outro reservatório despressurizado, o que funcionaria com um grande aspirador de pó : a água, quente à pressão atmosférica, seria "Puxada" para o outro lado. Onde encontraria uma pressão à 70% da pressão atmosférica, o que diminui o seu volume, compensando a expansão devido à temperatura.
Os 4 tubos laterais serão mantidos fechados durante o dia. Enquanto, pela noite, ocorre o processo inverso: o compartimento principal seria fechado e os quatro laterais abertos, o compartimento onde há a placa de aquecimento seria então despressurizado, para o líquido fluir 100% para o outro lado.
Ou então, ao invés de serem usados despressurizadores, o princípio de vasos comunicantes poderia vir bem a calhar. Entretanto, teria de ser necessário um desnível com trocas de posições pelo dia e à noite.

Nenhum comentário: