quinta-feira, 3 de maio de 2007

Silêncio faz crescer

Quando já estivermos saturados de tanta informação, quando o nada nos envolve, apesar da plenitude das soluções propostas pela mídia(sociedade), quando o excesso de apelos sensoriais para chamar as nossas atenções, quando a verdade, clara, mas de tão volumosa entorpece nossa visão; É BOM LEMBRAR DE QUE O SILÊNCIO NOS TRAZ REFLEXÃO. Não serei hipócrita ao ponto de dizer que o silêncio é a salvação... Nem tão pouco o exaltarei como ligação com a divindade interna de cada ser nesse globo, como alguns se sentiriam confortáveis ao ler. Silêncio então, seria o perfeito "nemastè"* entre o indivíduo humano e a divindade protetora; e não é nesse sentido que esse texto deve se desenvolver.
O silêncio é uma das maiores armas do que seria a resistência à "overdose" diária de informações as quais a mídia insiste em jogar goela baixo. Domenico de Massi, dizia que o ser humano necessitava de um tempo pra pensar sobre as coisas e que o tempo de ócio é necessário, bem como o tempo de trabalho. Calazans aponta em um de seus trabalhos de maior prestígio as pretensas "fórmulas" do subliminar, as quais, nada mais seriam do que maior número de informações em menor tempo recebido. Mayo, em seu experimento em uma das empresas da califórnia, comprova que os operários trabalhavam mais e melhor quando sabiam sobre a finalidade do seu trabalho.
Desse modo, o que a mídia faz, nada mais é do que nos alienar: nos tornar um bando de cordeiros, ignorantes que, não sabendo sobre a totalidade dos acontecimentos politícos, nem das suas reais proporções, nos forçam a pensam de forma igual ao resto da população, pois não dão margens às reflexões naturalmente necessárias às mentes humanas para que o conhecimento seja fixado e que as opiniões sobre os temas sejam formados com bases argumentativas sólidas.E assim nos guiar, como os pastores fazem com seus rebanhos.
Eis a overdose diária de informações-- informações que poderiam ser úteis, mas devido à quantidade e a velocidade com as quais se propagam, se tornam verdeiras vendas (do sentido de vendar) das mentes das pessoas, sabe Deus até quando...
Proponho então, que as pessoas fizessem silêncio total e absoluto, refletindo sobre cada coisa que vê ou escuta, principalmente informações advindas da grande mídia, que vem a ceifar os pensamentos de milhões de pessoas. Pessoas estas, que poderiam mudar os rumos do planeta, caso soubessem a importância de suas ações.

* "Nemastè" é uma forma de cumprimento indiano que significa mais ou menos: "O deus que há em mim, sauda o que há em você".

Nenhum comentário: