terça-feira, 22 de maio de 2007

Razão, sentimento e vontade

Muitas vezes nos utilizamos da palavra "pensamento" para designar quaisquer um dos conceitos expostos a cima, dois juntos ou então os três . Os japoneses têm uma palavra bem própria para quando se referem ao conjunto de razão, sentimento e vontade (e que eu particularmente gosto)>chamam de "sonen", o que seria traduzido por muitos, como pensamento, o que acaba acarretando em erros de entendimento. Pois sonen é razão, sentimento e vontade.
Eu mesmo já caí no erro de falar somente da razão tal qual se fosse o pensamento generalizado. mas não é. A psicologia fala em Id, ego e super-ego, há correntes (um tanto ultrapassadas, se querem a minha opinião, mas que serve bem ao exemplo) biológicas que falam sobre cérebro reptiliano e outras subdvisões, as quais não tenho a capacidade de lembrar agora; além de outras nomenclaturas. Entretanto todas, no fim, acabam incorrendo na idéia "razão, sentimento e vontade".
Razão, sentimento e vontade são os três dos principais pilares que nos sustentam a fim de atingir uma meta: Todos temos vontade de fazer algo, sentimos algo por coisas que nos chamam a tenção e racionalizamos sobre todas as coisas (mesmo que algumas coisas não racionalizássemos como deveríamos). Fazemos isto constantemente, tanto que nem nos damos conta dos nossos pensamentos--já é algo rotineiro.
Eu admito que hé de se estranhar quando se diz por exemplo que se pensa ao contrário de alguém e, logo em seguida, falar que concorda em algo, mas relacionado ao sentimento. Porém, está perfeitamente correto quando tomamos o termo restrito de "pensar" (racionalizar, ponderar, refletir sobre), pois, neste sentido, esta palavra não engloba o senso de "sentir". Se, porém, tomássemos o sentido amplo de pensar ("sonen"), logo chegaríamos em um paradoxo, um perfeito absurdo de pensamento bilateral, uma idiossincrasia patética que daria pena; já que alguém que pensa o contrário, não deveria concordar com esta pessoa.(Dedico este parágrafo à uma determinada pessoa [fica tranquilo pai, não é pra você =]]... Espero que algum dia ela me entenda!)
Acho importante também, tentar entender mais sobre este tema e estes três "compartimentos" do pensamento (sonen)*. Razão é necessária para poder tomar as atitudes mais lógicas(quase sempre atitudes certas), sentimento para se tomar as atitudes das quais menos poderão se arrepender(nem sempre certas) e vontade seria para satisfazer um instinto ou lavar a alma em determinadas ocasiões( as primeiras, atitudes necessárias; as segundas, pdem ser perigosas). Portanto, um mundo um mundo racional fica muito frio, sem sentimento, sem pessoas algres, porém as coisas que devem ser feitas, acabam sempre sendo feitas; um mundo muito sentimental, pode acabar sendo muito meloso, isto pode prejudicar o procediemnto de coisas que devem ser feitas, mas que são desagradáveis à psiquè ou então mais humano, podendo existir uma sciedade capaz de entender as angústias indivíduais--utopia, concordo.
Ahh, e se alguém me perguntasse sobre o mundo ditado pela vontade, o que diria?! Diria, que é óbvio que o mundo ditado pelos impulsos dos cidadãos nos regridiríam à idade da pedra (sendo um pouco exagerado, claro!).

*a partir desse artigo vou somente me utilizar da denominação "pensamento" acompanhada de "sonen", ao lado> isto para quando significar "sonen" e para poesia, vou continuar me uando da palavra normal.