terça-feira, 8 de maio de 2007

Colocação

É impressioanante o que as sociedades fazem com a posição de cada indivíduo... Há pessoas que não têm nada, mas têm potencial para ser muito; há pessoas que têm muito, mas que não são nada! Há pessoas, que só por nascerem em um determinado meio social favorecido vivem vidas abastadas, sem jamais sequer saber o que o real senso de "trabalho", seja este em sentido mental-- científico ou humano--físico-- baixo ou alto desgaste. Sem falar nas pessoas que trabalham suas vidas inteiras em serviços quase inúteis e depois vão ganhar aposentadorias luxuosas.
Eis o legado que nós brasileiros temos de outras gerações e que deixaremos aos nossos descendentes, se nada fizermos: Uma massa alienada trabalhando na lida diária, uma pequena classe média sufocada e uns poucos "príncipes" do sistema capitalista: aristocratas, oligarcas, políticos, funcionários públicos "de enfeite", sem falar dos népotas e déspotas espalhados por aí!
E tudo vem de que?! Da colocação! Não digo a colocação de como um indivíduo se porta perante os problemas advindos durante o transcorrer de sua jornada material--essa é honesta... Mas da colocação pré-social de cada um, ou seja o famoso "berço de ouro".
Essas classes sociais acabam criando anomalias: pessoas que não conhecem os problemas da sociedade governando! O que se traduz em ricos governando para ricos...E a nossa tão amada República, tornou-se uma cúpula de oligarcas que se encontram no máximo 4 vezes por semana em dois palácios, onde eles dizem representar os interesses da população; ganhando salários de nababos só pra poderem viajar, ou pra manter uma vida cheia de futilidades.

Nenhum comentário: