quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Reflexões sobre ética

O bem é o que bom pra todo mundo;
O mal é o que é mau pra todo mundo;

Será?

Então não existem ambos.
Porque as pessoas têm anseios diferentes.

Mas...Será que aquilo que taxamos "mal", será mesmo "mal"? Ou o contrário...

Na minha opinião, bem é o que é bom para o globo a longo prazo. Ou seja, aquilo que fazemos que possa ajudar as pessoas de maneira tal que elas possam ter uma vida digna, não apenas agora, mas também para seus descendentes. É quase junto com o conceito de "sustentável".
Mas tipos de bem e de mal.
Há o bem relativo - depende de religião e posições filosóficas e posição geográfica;
Há o bem superlativo - que nunca será atingido, mas que serve pra gente se inspirar. É o bem que nos causam os sonhos....
Há o bem material - causa-nos algum benefício concreto. Roupas, casas, carros...
Bens espirituais - aumenta-nos a capacidade de crer em algo e assim nos tornamos mais virtuosos com o passar dos tempos.
Bens culturais - bens que vêm de nossos ancestrais. Costumes, valores... É um tipo de bem relativo - aliás, creio que todos os anteriores sejam...

O único Bem Superlativo É o BEM ABSOLUTO.
Aquele que pode parecer ser mal, porque traz aparentes malefícios agora; mas no futuro, veríamos que somamos expressivos méritos e temos uma grande experiência. É o bem mais nobre que vem de Deus... Problema no qual não entrarei no exato momento.

""Bem = ético" e "mal = não ético"? "
Ética é uma ciência que observa o comportamento humano e pondera sobre o que seria melhor para aquela sociedade... É diferente de moral que é o produto da ética.

O que é bom, é o que vem junto com a moral.
O que é mau, é o que é amoral.

Mas isso, já não corresponde a realidade, pois cada um cria a sua moral, desde que a mesma seja submissa à moral do Estado. Sendo a idéia disso absolutamente simples: A busca pelo "bom" de cada um (ética) deve respeitar a busca pelo "bom" do conjunto social no qual se está inserido (ética do grupo social.).

Logo: a busca pelo que é bom em uma Nação = ética de uma Nação => moral "nacional" => leis.

Se a sua busca pelo que é bom pra você, se subordina às leis; ou seja, você não transgride às leis, não há problema em você estipular o que é bom e o que é mau, você mesmo.
Donde se conclui que o bem em termos humanos é RELATIVO.

Nenhum comentário: