segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Se o assunto é política...

Sou a favor, inexoravelmente de que algum dia tenhamos ao invés de uma grande Nação, diversas Nações menores - Estados - independentes onde a democracia funcionaria melhor. mas, para isso é necessário que nosso povo seja educado a tal ponto em rejeitar as oligarquias e entendendo um pouco de sociologia, economia, filosofia, psicologia, administração, um pouco de engenharia e contabilidade, além de outras coisas.

Sonho com os dias onde cada cidadão possa ir a Assembléia do seu lugar e ver, em curto prazo de tempo, as idéias discutidas logo sendo aplicadas aquela região.

O que precisamos, na verdade é de unidade econômica. Nesse sentido, penso que o melhor para o mundo inteiro, seria UMA moeda, UM padrão de de medidas e ZERO tarifas alfandegárias, além de apenas UM tribunal para decidir quais serão as regras do jogo, garantindo também, que não exista nação que faça alguma guerra por causa de economia. Entretanto, para isso seria necessário que primeiro sejamos isentos de profundas desigualdades econômicas e sociais...


Ahh.. como vocês viram: eu sonho demais!

(texto originalmente publicado numa comunidade do orkut em resposta a um tópico sobre separatismo.)

7 comentários:

Anônimo disse...

Ahr,... em certo ponto eu discordo com vc, tipo o legal do mundo é suas diferentes culturas padrões e etc...
Então qual seria a graça de estudar a culturas ? Se tudo fosse padronizado no mundo inteiro.
Tá, eu concordo que deveriam valorizar mais o conhecimento, mas para o governo fazer isso só um milagre ,pq se ñ os governantes ñ vão conseguir nos enganar, vamos saber a hora certa de reclama e tal, e acho isso muito bom, nós podermos exercer nossa VOZ de cidadão e dar pitacos em que achamos bom ou ruim para o nosso meio, mas pense vc acha que um governo politico desonesto que temos vão nos dar essa "voz" ?

henriquen disse...

Por isso que eu disse que é o meu sonho.
Eu sonho com um mundo assim.
Tipo... cada micro região no mundo se fosse desse jeito... noss mundo seria mto, mas mto melhor...
talvez, algo perto do Paraíso...;D

Rui Caetano disse...

As diferenças do mundo oferecem a síntese do nosso ser.

henriquen disse...

ahh entendi...

Bem..
Não esse 'sonho' que eu propus é, na verdade, uma maneira de elevar o regionalismo. Veja, um mundo sem barreiras econômicas, mas com um monte de Nações independentes decidindo por si próprias..
Vejam..
não é de se pensar?

Nelson L. Rodrigues disse...

É uma coisa a se pensar!
Mas acho muito difícil!

Bugatti disse...

Não haveria guerras econômicas, mas em todos esses micro-estados surgiriam rivalidades para decidir quem seria o líder. O mundo sobre um única moeda, sem fronteiras, e sob um único poder mediador, acho que eu não gostaria disso.

Pra mim a melhor coisa também seria dividir tudo em micor-estados, onde cada um seja administrado por seus integrantes, quanto menor o território a ser governado menor a chance de corrupção passar despercebida e fica mais simples de ser administrado.

henriquen disse...

"Pra mim a melhor coisa também seria dividir tudo em micor-estados, onde cada um seja administrado por seus integrantes, quanto menor o território a ser governado menor a chance de corrupção passar despercebida e fica mais simples de ser administrado."

Foi exatamente isso que eu disse com outras palavras.
Mas o comércio iria precisar ser regularizado, ok? então, nisso entre um órgão pra regular tudo.