domingo, 17 de junho de 2007

Redação refeita!

Por via das dúvidas, caso minha professora de língua portuguesa venha procurar algum texto parecido com o qual eu fiz na internet, alegando que eu tenha cometido o plágio de algum autor ou autora qualquer, vou transcrever o texto que eu criei para refazer minha redação.
Só a primeira palavra eu repeti na versão que será entregue... (Vou ser sincero agora: a minha primeira redação ficou um lixo).
Para situar quem estiver perdido, o assunto era educação e eu escrevi uma versão, que será entregue e uma outra que eu acabei de pensar.

Versão I-a que será entregue

Educar as pessoas para adequá-las ao modo de viver da sociedade sempre foi um problema enraigado na própria origem da mesma, já que o ser humano tem ainda muito forte os seus instintos de sobrevivência na selva, com uma profunda atração pela liberdade sem limites.
Entretanto, para existir educação plena é necessário que existam valores como respeito às regras, integridade, igualdade, altruísmo, flexibilidade e outros. É claro que estes valores não podem ser totalmente repassados pelo ambiente limitado que é o escolar: devem sim, estar a cargo de toda sociedade e principalmente da família.

[Em manuscrito, precisei de 11 linhas, não de 7...]

Versão II-- A que eu acabei de pensar

O ato de educar deve ser livre para que possa ser repassada intrinsecamente a este ato, o ideal de liberdade, pois procedendo dessa maneira, os professores incentivariam justamente o ideal de iniciativa --que provém da liberdade-- em seus alunos, já que os primeiros são exemplos de conduta em âmbito escolar, para os últimos. A aprendizagem de conhecimentos científicos deveria ser facultativa, o mesmo valendo para os conhecimentos humanos ou os advindos de forma arbitrariamente exata; assim seria mais prazerosa tanto para o interlocutor, quanto para o aprendiz. Isto é o que chamo de liberdade, mas esta deve ser acompanhada da responsabilidade do educando em assumir o compromisso de estar ou não recebendo conhecimento e do respeito da sociedade perante as escolhas feitas.
Porém, é necessário que exista liberdade sem perder de vista o ideal de ética, provido tanto pela sociedade, como pela escola, mas principalmente pela família. Este ideal deve nortear as decisões das pessoas -- o juízo entre o bem e o mal e a opção pelo primeiro -- é o principal valor que deveria estar enraigado na educação da sociedade global.

[Se o primeiro deu 7 linhas digitado e 11 manuscrito; então este, que deu 13 linhas digitado, daria umas 17 linhas manuscrito...Logo, seria invíavel sem alguns cortes. Isto claro se considerado digitado em algum software tipo "Word", pois publicado, os tamnhos de linhas e letras são diferentes.]

Nenhum comentário: