terça-feira, 5 de junho de 2007

Sem título I

"Agencia Estado - 4/6/2007 22:37

Kassab diz que Prefeitura[SP, capital] instalará chips nos veículos

O prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), disse hoje que a Prefeitura irá instalar chips nos veículos de São Paulo ainda este ano. Kassab quer que os chips, ao identificarem a frota que não passou por inspeção ambiental, sejam umas das marcas da segunda fase do Cidade Limpa. Com a tecnologia também será possível coibir o roubo de veículos e de cargas, melhorar o tráfego e fiscalizar impostos atrasados. O anúncio foi feito na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), ao lado do governador José Serra (PSDB), que inaugurou a Operação Inverno, realizada todo ano para inspecionar os veículos a diesel.
Para que o anúncio não seja só retórica, o prefeito terá que pressionar o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para emitir uma avaliação técnica positiva dos chips. Além disso, precisa convencer a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) a instalar os aparelhos tão logo a avaliação saia. A resolução 212 do Conselho Nacional de Trânsito (Contram) exige a instalação do aparelho nos 43 milhões de carros, motos, caminhões e ônibus em circulação no País, num prazo de até cinco anos.
O Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, de Campinas (SP), ainda realiza testes nos aparelhos. O diretor Dario Thober explica que os chips irão armazenar informações simples do veículo, como número de série, placa e chassi. As informações são captadas por antenas instaladas nas vias e enviadas a uma central. Quanto menos dados o chip armazenar, mais barato será seu valor. "A tecnologia já existe. Só estamos estudando formas de impedir a clonagem e a retirada ilegal do chip", afirma Thober."

Essa notícia exige reflexão... Será que não estamos sendo vigiados demais em todas as as nossas ações??
Começamos a ter a tecnologia de localização em celulares, agora em carros... Onde isto vai parar?! Será que algum dia a gente vai ter um chip implantado em nosso corpo para que órgãos do governo possam monitorar nossa localização e assim, observar nossas prováveis atividades? Ou pior, e no caso de algum suspeito, que pode até mesmo ser inocente, não aconteceria de não haver possibilidade d'ele sequer ter o direito à liberdade?? Ora... Por enquanto a lei garante liberdade para quem é conivente ou não com sistema, mesmo que suspeito. Mas, e quando se por acaso algum ditador tomar o poder, o que acontecerá com as pessoas que seriam consideradas como "subversivas" por lutarem por liberdade??

São só questionamentos... Acredite no que lhe convier.

Claro que há o lado bom disso tudo... Pelo menos, por enquanto, eles estão tentando diminuir as emissões dos gases que provocam o efeito estufa e nós temos uma das maiores armas da história pra localizar e capturar ladrões de carros.

Nenhum comentário: