sábado, 14 de julho de 2007

Suposição n°1 do dia 14

Talvez a mídia seja um manipulador das massas; uma grande manipuladora que insiste em nos imprimir um ritmo de vida que não é nosso, mas de estrangeiros, com a finalidade de que tenhamos um padrão de vida similar ao resoto do mundo ocidental e que compremos os produtos das multinacionais em detrimentos das pobre companhias nacionais.Talvez a mídia faça isso voluntariamente.Mas talvez a mídia possa ser um agente unificador. A mídia impressa ajudou aos portugueses efetuarem a dominação línguistica das populações indígenas que antigamente viviam com seus próprios idiomas.
Talvez essa seja o legado pelo qual estejamos aqui escrevendo em língua portuguesa e não em tupí-guarani, ou macro-jê, ou ainda m'nhambi, por exemplo; o que foi bom para a unidade territorial e maiores lucros da côroa.Então, através dessas suposições, posso afirmar certamente que A MÍDIA SEMPRE ESTARÁ A SERVIÇO DAS CLASSES DOMINANTES. E não importa o que façamos, jamais poderemos nos livrar 100% de sua influência. Mesmo que de forma subconsciente, ela estará lá influenciado algo.

Futuro

Nosso futuro está diretamente ligado com as nossas escolhas e com as nossas crenças, pois através das últimas fazemos as primeiras.
E a humanidade escolheu, há um tempo atrás após tanto sofrer, tentar achar a solução de seus problemas--se tornando FELIZ-- com a ciência materialista. Mas, chegamos quase ao auge dela e o nosso mundo está saturado de poluição. Já desenvolvemos tanto a física, a química que revolucionamos as telecomunicações, o processamento de dados e as engenharias; muito nos falta ainda no ramo da biologia (ramo o qual temo muito, pois logo poderemos ter nossa biodiversidade completamente destruída, com organismos geneticamente modificados).
E agora estamos num período de novas escolhas. É quando um modelo anteriormente criado entra no seu apogeu, que observamos todas as suas falhas e o seu declínio começa...
Voltando ao ponto de partida: nossas escolhas ditam nossos rumos e as escolhas feitas visavam a encontrar a felicidade, mas poucas pessoas a encontraram verdadeiramente, existindo assim uma sensação de vazio profundo.
Creio então, que a humanidade voltará seus olhos para o que vinha sendo relegado às questões periféricas na busca pela felicidade e pelas verdades : as religiões; sendo fundada então, uma espécie de ciência "espiritualista", que considera também os fenômenos que a ciência até agora não conseguiu resolver.

quarta-feira, 11 de julho de 2007

Conjecturas

Ninguém mais agüenta os velhos preconceitos: Não há coisa que progrida se utilizando de práticas há muito ultrapassadas; já abandonadas pelas idéias mais modernas da administração de pessoas. Ninguém deveria ser discriminado pela cor da pele; religião; etnia; por se estrangeiro; por opções feitas em vida; por ser jovem ou velho; pelo sexo.
Mas o que é visto hoje em dia é justamente o contrário: pessoas cada vez mais taxam umas aas outras de maneira nada humana, nada legal. E este preconceito é mais evidenciado quando analisa-se, por exemplo, uma empresa : ver-se-á que a maioria dos cargos de elites são dos típicos homens brancos ocidentais. ( Até aqui, chavão!) Esta situação; apesar de ter sido modificada profundamente nos últimos anos, ainda é verdade em boa parte das empresas.
Há milhões de pessoas que não conseguem pensam no que fazer com susa vidas além de trabalhar para sustentar os filhos, há outras, que quase se matam pra conseguir fama, dinheiro e aparência magnífica.
Enquanto isto há gente passando fome; há criminosos matando; há um mundo imundo e sujo sendo revelado e liberto e em busca de alguma possibilidade de Salavação...Tem muito ser humano que esqueceu o ideal de comunidade!

O que fazer para mudar esse panorama?

Eu sei que eu não sou nenhum especialista, portanto minha opinião pouco vale a respeito disso. Porém, creio que só seremos verdadeiramante seres humanos, quando soubermos educar da maneira certe todas as pessoas. Repetindo : EDUCAR DA MENEIRA CERTA, o que pode não coincidr com aquilo que ACHAMOS SER CERTO. É preciso que todos tenham chances iguais nas vidas. Urge saber que as pessoas são diferentes por natureza e dessa diferença natural, temos um mundo inerentemente desigual e interessante. Entretanto, que esta desigualdade intrínseca
não dê margens para que a ignorância de alguns poucos influentes que alienam e manipulam a massa; a manipule de forma a alimentar o preconceito. É preciso-- isto parece impossível!-- que as elites se mobilizem se queremos um mundo melhor...!
Mas, para isto, precisamos de uma nova elite: um grupo de pessoas que não se prenda aos limites hipócritamente estipulados pela elite anterior. Não falo em uma provável re-ascenção do proleteriado a fim da instituição de um governo socialista: falo sim, em conscientização de pessoas que consigam "aprender os jogos dos ricos" e que estas ajam de maneira a se preocuparem com o todo social. Assim sendo, ao invés de manipular a massa para mantê-la nas mesmas condições, essa nova elite, a manipularia de forma tal que o povo mesmo se libertasse da ignorância e das condições anteriormente impostas. Essa nova elite, seria formada pelos "neo-burgueses", ou seja, os empreendedores de hoje. Pessoas que quase nada têm de concreto, mas cujas idéias ultrapassam os limites de tempo e espaço! Se estes tiverem suas vidas facilitadas pelo governo, ou qualquer outro órgão público ou privado : melhor para os pobres, pois haverá mais empregos; caso contrário, o ciclo vicioso continua.

Uma reforma nas leis trabalhista e eleitoral se faz urgente! É necessário que os aposentados banquem suas própria aposentadorias: só assim, cubriremos o rombo da Previdência. Visto o aumento do n° de pessoas empregadas e de tecnologias utilizadas, pode ser bem provável sim, uma redução da carga horária diária do trabalhador de 8h para 6h (seria um aumento na remuneração de forma desfarçada: mantendo-se a remuneração de 8h trabalhando-se apenas 6, estaria-se ganhando mais por hora trabalhada), sem diminuição da remuneração. Assim, cada um teria mais tempo para poder investir em atividades sócio-culturais, o que permitiria maior satisfação das pessoas acompanhada duma maior capacidade de ter idéias e de raciocínios mais profundos e verdadeiros sobre os mais diversos temas. Teríamos assim o fim do voto obrigatório: as pessoas poderiam aprender a pensar e votariam de livre-expontânea vontade.

Po enquanto, somente cojecturas. MAS, quem sabe num futuro?
Para isto, primeiro, seria necessárai uma reforma do pensamento (espírito, em termos religiosos, os quais as pessoas entendem melhor...!)

terça-feira, 3 de julho de 2007

360°

Uma visão tridimensional é o que temos; o que nos foi dado por Deus, ou um produto da natureza ( há correntes que diriam: "os dois!", pois Deus tem sido associado com a Natureza, desde que o ser humano adquiriu discernimento para tal.). No fim, isto não importa: é só algo trivial que mostra o quão defasados estamos da nossa real capacidade de criação, evolução, observação e entre outras coisas mais, as quais não citarei pois não gosto de fazer artigos dissertativos maiores do que 5 páginas...LOL(pra usar do internetês).
E desde que se tenta achar como gente, o ser humano usa da visão, sentido grandemente priorizado pela nossa razão, em busca da aprendizagem contínua.

Mas ninguém consegue observar 100% tudo ao mesmo tempo. Ninguém consegue ver o que está atrás de si: muita pouca tem entendimento de quase tudo ao seu redor. Sendo entendimento e sabedoria compositores de poder, logo se conclui que quem "enxerga"(sentido coloquial além de observar--entender!) melhor consegue ter maior controle sobre as coisas que acontecem ao seu redor, ou pelo menos, pode antecipar-se ao fato deduzindo-o. É evidente, porém, que esta antecipação não pode ser perfeita, até pela nossa natureza humana, mas já incide numa vantagem, pois seres humanos tem como uma das principais diferenças com os animais o fato de poder fazer esse tipo de abordagem e se diferenciam entre pares neste quesito: "maior grau de dedução" mais "maior aproximação do que ocorreria realmente" mais "trabalho duro" igual à "maior posição social"(isto se considerarmos uma sociedade ideal, sem corrupção ou ladroagem).

Não sei quem teve a idéia, nem porque a teve, mas quem a teve foi muito feliz ao tê-la... Dividir o campo de visão do ser humanos em 360 partes iguais, fez com que o mundo fosse desvendado, contribuindo para a melhor descrição do mesmo. Então, porque não enxergar em 360°, já que nos é assim permitido e é assim que conhecimentonos é passado? MAS LEMBRE-SE QUE A VISÃO 3D PRECISA DE SENSO DE PROFUNDIDADE, LARGURA E ALTURA e que a única REAL VISÃO EM 360° CONSIDERA ESSAS 3 DIMENSÕES, mais o TEMPO.