quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Admirável Gado Novo

Sabem de uma coisa???

Eu já ando de saco cheio com essa mída torpe... Antes o caso da menina Nardoni, Agora da menina Eloá, antes disso tudo aquele show macabro da menina do Estado de Goiás(por favor, corrijam-me se estiver errado) que era abusada pela madrasta...
Antes disso tudo o caso Hichtoffen... Ah... E mensalão então?! Como rendeu!!!

E o que os jornalistas fazem além de acusar e dizer o que houve? Absolutamente nada de concreto. Tenho pena dos jornalistas que são obrigados a escrever sobre esse tipo de lixo diariamente. Não me causa repugnância esses fatos em si, tendo em vista que nossos indicadores sociais são parecidos com o de Nações africanas do mais baixo desenvolvimento. Me indigna o modo como eles tornam isso um show, um mero espetáculo e nada fazem de concreto recaindo no mero chavão: "A sociedade precisa se mobilizar" ou então "os políticos precisam exercer direito seu papel!". Ahh do que isso tudo adianta se não houver uma mudança de postura da própria população?! As pessoas parecem que gostam de ver tragédias - é o que vende. Por isso ficam martelando na mesma tecla. Mas os meios de comunicação - ou melhor, seus donos- necessitam de umas pequenas aulas de bom senso pra entenderem que isso não deve, não pode se tornar um assunto constante ou então tomar mais que 3 minutos de um noticiário de níveis nacionais.
Mas afinal das contas, será a postura da mídia que molda o pensar do povo, ou o povo que molda a oferta da imprensa? Cada vez que eu ouço alguém falar nesse tipo de caso na mídia, de coisa, eu tenho raiva, vergonha e um pouco de constrangimento de ser humano. Afinal, quantas pessoas morrem diariamente de maneira até mesmo mais cruenta e a imprensa sequer toca em seus nomes? Quantos milhares de pessoas que são torturadas em quartéis devido ao alistamento obrigatório, ou os meninos que morrem devido ao tráfico? E os executivos que perderam tudo devido a crise econômica? E os milhares de assaltos que ocorrem todos os dias? E os políticos corruptos que permanecem a frente dum poco corrupto? Os funcionários públicos hipócritas que servem aos patrões e a si mesmos, mas não ao povo? E os 72% de brasileiros que não têm empregabilidade em empregos decentes, devido a uma educação ineficiente e que terão de passar a vida inteira em subempregos? Cadê os comentários indignados das pessoas aí? A grande concentração de terras nessa Nação, como é que fica? E os marginalizados ao sistema, que recebem migalhas do Governo, mas não conseguem sequer viver? Ainda tem os que fazem pior: os que se usam de mios sódidos pra fraudar e conseguem usurpar essas migalhas do sistema... E o empresário que não paga seus impostos? E os impostos que permanecem em valores absurdos na manutenção de uma máquina eneferrujada? E as porcentagens de analfabetos perdidos? E os grileiros de terras ilegais da Amazônia? E as minorias que são esmagadas? Ou pior... E as minorias que querem impor seu pensamento às pessoas? -não se esqueçam que isso insere desde pequenas igrejas evangélicas até grupos simpatizantes de homossexuais...

Já cantava Zé Ramalho, parafraseando Aldous Huxley: "Admirável Gado Novo..."

Mas tudo que se passa na cabeça de certas pessoas é "Eloá, Nardoni, Hichtoffen"...
Deixe isso às autoridades competentes! Pelo amor de Deus - se ainda lhe resta algum resquício de crença nEle. Pelo menos, as autoridades são, pressupostamente, competentes.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Achar um candidato?

Lá na cidade em que eu vivo - Campo Largo - isso não é segredo pra ninguém há 4 candidatos diferentes pra prefeito com alguma expressão. O candidato B, que é o atual prefeito; o candidato M, a oposição de centro-direita (antigo prefeito); o candidato N de direita; o candidato V de centro esquerda e o candidato J de esquerda. Se você voltar em B tudo permanece igual. Se votar em M tudo piora um pouco, se votar em N piora um pouco mais; o candidato V não parece ter nenhuma vantagem competitiva pra poder ser votado, tampouco J - oposição dividida é oposição mais fraca e decaída.

E que bela democracia... =/