Relação: materialismo, egoísmo e ateísmo
Antes de qualquer coisa, é preciso raciocinar como raciocinaria um ateu:
Oras enquanto apenas considero a matéria como verdade proeminente, sendo que se eu não for visto fazendo algo errado, eu não serei punido, então abrem margens para que eu faça algo contra a lei e a moral. Sendo assim, posso pensar apenas em mim mesmo e fazer exatamente tudo pensando em mim. Pelo simples fato de "eu" ser o meu próprio fim e esse eu ser pleno em si mesmo. Eu este que é falível, pela própria natureza humana, dotada de um frágil sistema de conduta. Como diria Freud: um homem mau por natureza...
Ou seja, enquanto materialista, crendo apenas no que vejo e egoísta, fazendo tudo apenas por e para mim mesmo, logo estaria sendo verdadeiramente ateu; porque assim estaria negando absolutamente todos os valores espirituais existentes. Ou seja, acaba-se portanto, criando uma aura pertinente ao ateísmo que é de extrema oposição aos propósitos de humanidade.
Então, tem-se a relação:
Claro que isso não se aplica a todos os ateus. Há pessoas que negam Deus por simplesmente se acharem muito inteligentes para isso, ou então por virem a tremenda hipocrisia que acontece em algumas instituições religiosas. Esses, podem ser de fato ateus... Mas os verdadeiros ateus são aqueles não apenas negam Deus, mas aqueles que agem contra os ensinamentos que vêm dEle pelas mais diversas religiões. Ou seja, os criminosos de colarinho branco, os sacerdotes corruptos os políticos que adentram em guerras mortais; os empresários que danificam o meio-ambiente e não pensam na sustentabilidade; cientistas que modificam geneticamente animais ou sementes e monopolizam para si, basicamente todo a plantação nos campos por meio de royalties e sendo que em muitas vezes, transgênicos nem são tão eficazes; senhores que contaminam a água, o solo e o ar usando venenos para matar pragas, mas que acabam matando humanos; gente que acaba com uma vida, mesmo antes dela ter vindo... Todos eles, mesmo que se auto intitulem de qualquer agremiação religiosa.